Autora: Marilene Meira de Camargo
UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro–Oeste
Curso: Pedagogia: Docência e Gestão Educacional
Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Cabral Rezende
Resumo: Este artigo tem como objetivo averiguar sobre a função exercida pelo Orientador Educacional nas escolas brasileiras desde a sua origem. Esta pesquisa qualitativa realizou-se a partir de uma fundamentação teórico-bibliográfica de publicações de livros, artigos e documentos sobre o tema, além do embasamento empírico que partiu das discussões entre professores e alunos, ocorridas durante a graduação, no curso de Pedagogia da UNICENTRO, entre os anos de 2004 a 2008. Buscou-se investigar os principais movimentos realizados por essa categoria, suas lutas para definir e redefinir seu papel no contexto da educação, bem como as modificações do curso de Pedagogia que também procurava sua identificação, reconhecendo que a formação de um pedagogo é muito mais que a aquisição de saberes padronizados, de hábitos e habilidades profissionais. Através dessa investigação buscamos demonstrar a relevância da função do Orientador Educacional, defendendo assim, a necessidade do regresso dessa função nas instituições, observando a fundamental necessidade deste profissional e a qualidade dos objetivos de sua ação na elaboração de novos projetos, usando da interação de alunos, pais, professores e comunidades para trabalhar as questões sociais existentes. Pretendeu-se, com este estudo, mostrar que tais projetos devem ser contínuos, dinâmicos e permanentes, representando dentro da escola uma força de resgate da humanização.
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