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sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Arte

Arte-educação (partir do cap. “Metodologias do ensino da arte” – Ana Mae Barbosa)

- epistemologia da arte como pressuposto e como meio
- modos de inter-relacionamento arte e público
- intermediação entre a obra e o artista
Apartheid cultural x abertura do canal de realização estética sem diferenças sociais
Minoria aprecia / maioria paga
Escola: torna o acesso à arte possível: civilizatório e prazeroso / fonte de continuidade histórica, orgulho e senso de unidade para uma cidade / formação estética / aproximação de códigos culturais
Solução de problemas podem se basear no pragmatismo (mais práticas, fáceis e exeqüíveis) e/ou na estética (mais agradáveis)
Intercruzamento de padrões estéticos e discussão de valores: princípio dialético sobre os conteúdos do currículo (magia do fazer, leitura deste fazer e dos afazeres de artistas populares e eruditos, contextualização das obras no tempo e no espaço)
METODOLOGIA TRIANGULAR
Fazer arte: trabalho de atelier = desenvolvimento do pensamento/linguagem presentacional x pensamento/linguagem discursivo (dominância da verbalidade) x pensamento científico (dominância da lógica)
82% de nossa aprendizagem informal se faz através da imagem / 55% inconsciente
Leitura da obra de arte
- preparação para a decodificação da gramática visual – nas artes plásticas: da imagem fixa; no cinema e TV: da imagem em movimento
- associação ao julgamento da qualidade do que está sendo visto aqui em relação ao passado
- respeito aos interesses, necessidades e desenvolvimento da criança = respeito à matéria (valores, estrutura e contribuição específica)
Processo de criação em arte
Corrente romântica: intuição como origem de toda expressão + rejeição à idéia de processos lógicos e conscientes
Corrente em defesa do profissionalismo na escola: necessidade de informações + base racional // corrente racionalista: princípios de design + informações científicas sobre o ver e o pensar + ajuda da tecnologia
Gramática visual: sintaxe e vocabulário
domínio de elementos formais (ponto, linha, forma, espaço positivo e negativo, divisão de área, cor, percepção e ilusão, signo e simulação, transformação e projeção)
Leitura envolve crítica da materialidade da obra / princípios estéticos ou semiológicos ou gestalticos ou iconográficos
Leitura da obra de arte – critérios
1) critério de história da arte objetivo e cientifizante / informações emotivamente neutras:
classificações de estilo
relações da forma com características sociais, psicologia social da época

subjetividade
critério de verdade, contemporaneidade (passado está aqui hoje)
experiência direta com a fonte de informação
envolvimento existencial
intuição estética imediata do objeto
iluminação do interesse

Pode-se ler, analisar e até reconhecer uma obra, sem gostar dela / estética X crítica
Resposta estética ao objeto: surpresa, satisfação, estimulação e saboreo.
Qual o grau de surpresa que a obra provoca?
Que espécie de satisfação a obra dá? Onde e como ela responde ao contexto?
Surpresa x satisfação = critérios aparentemente opostos imbricados dialeticamente
Quanto à estimulação transformadora, a obra muda algo na forma de representar o que ela pretende representar? Muda algo em mim? Em algum conceito de arte? Já mudou algo no passado ou em diversos outros tempos?
Para o saboreamento da arte, é preciso concentrar significados que advêm de sua complexidade. Possibilidade do observador exercitar sua capacidade de criar múltiplas interpretações.
Educação estética / educação artística: na alfabetização visual permite-se que a criança faça releituras gráficas expressivas de obras de arte
MÉTODO COMPARATIVO DE ANÁLISE DE OBRAS DE ARTE
Capacidade crítica desenvolvido pelo ato de ver, associada a princípios estéticos, éticos e históricos
prestar atenção ao que vê: descrição
observar o comportamento do que se vê: análise
dar significado à obra de arte: interpretação
decidir acerca do valor de um objeto: julgamento

O quanto se pode entender o mundo, entendendo uma obra de arte
- do ponto de vista da relação entre os elementos visuais: linha, forma, claro-escuro, cor, unidade, repetição, equilíbrio, proporção
- do ponto de vista das características de construção com predominâncias diversas: agudeza, ordenação, emoção, fantasia
- do ponto de vista de comportamentos apreciativos: empatia, distanciamento ou fusão
desenho: construção por linhas / pintura: construção por massa – a visualização comparativa evidencia diferenças nos comportamentos construtivos
estudo da linha: linhas onduladas x angulosidade aguda

Questionario da Bia
QUESTIONÁRIO BASEADO NO TEXTO “A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NO ENSINO DA ARTE” DE ANA MAE BARBOSA
(cap. 3 do livro A imagem no ensino da arte)
1- A arte na escola não tem como objetivo formar artistas, mas formar o conhecedor, o fruidor, o decodificador de arte. Concorde ou discorde em duas frases, utilizando três das seguintes noções: desenvolvimento cultural, acesso civilizatório e prazeroso à arte, formação estética, aproximação de códigos culturais, intercruzamento de padrões estéticos e discernimento de valores.
2- Relacione as equações “minoria aprecia X maioria paga” com “apartheid cultural X abertura do canal de realização estética sem diferenças sociais”.
3- Diferencie o pensamento presentacional, o discursivo e o científico, indicando aquele que mais se identificaria com o ensino da arte.
4- Defina os seguintes termos: “leitura da obra de arte”, “gramática visual” e “alfabetização visual”.
5- Como a arte contribui para associar o presente em relação ao passado?
6- No processo de criação em arte, Ana Mae Barbosa identifica duas correntes: uma romântica e outra em defesa do profissionalismo na escola. Como defina-las?
7- A leitura da obra envolve princípios estéticos, semiológicos, gestalticos e iconográficos (ou simbólicos). Exemplifique-os.
8- Na história da arte, é importante conhecer as classificações de estilo, as relações da forma com as características sociais e a psicologia social da época. Existe algum período desta história que você conhece ou gostaria de conhecer mais. Qual?
9- Como se dá o envolvimento existencial na leitura da obra de arte?
10- Pode-se ler, analisar e até reconhecer uma obra, mesmo sem gostar dela. Você concorda? Argumente.
11- A resposta estética ao objeto pode ser de surpresa (Su), satisfação (Sa), estimulação (E) e saboreo (Sab). A qual destas respostas se relacionam as seguintes afirmações?
- É preciso concentrar significados que advêm da complexidade da obra de arte.
- A obra muda algo na forma de representar as coisas; no observador; em conceitos ou na percepção da arte.
- O choque de reconhecimento elimina a possibilidade da obviedade do objeto e afirma seu poder de alterar a maneira convencional do observador ver e pensar as coisas.
- A associação de múltiplos significados à obra de arte possibilita ao observador exercitar sua capacidade de criar interpretações.
- Pode-se verificar onde e como a obra de arte responde ao contexto, sendo apropriada ou não à sensibilidade do tempo e do espaço em que está sendo examinada.
12 - Pode-se entender o mundo, entendendo uma obra de arte. Correlacione os pontos de vista em que tal entendimento pode se dar com os aspectos abordados por eles:
1- relação entre elementos visuais
2- características estruturais da construção
3- comportamentos apreciativos
linha ( )
empatia ( )
proporção ( )
claro-escuro ( )
fantasia ( )
unidade ( )
fusão ( )
equilíbrio ( )
agudeza ( )
distanciamento ( )
ordenação ( )
forma ( )
repetição ( )
emoção ( )
cor ( )
13- Qual(is) a(s) diferença(s) entre desenho e pintura?

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