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segunda-feira, 14 de junho de 2010

IDEOLOGIA É A NEGAÇÃO DO PENSAMENTO - Rubem Alves "Bobagens Obrigatórias"







ALVES, Rubem. Pinóquio às avessas: uma história sobre crianças e escolas para pais e professores. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.


http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1210

Rubem Alves — Pedagogo, poeta e filósofo, cronista do cotidiano, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros e psicanalista, é considerado um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil. Campinense de Letras, é professor emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas, onde recebeu a Medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.












Ideologia na cartilha - http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Edição 2158

Pág. 116 VEJA 31 de março de 2010


"Agora obrigatórias no ensino médio brasileiro, as aulas de sociologia e filosofia abusam de conceitos rasos e tom panfletário. Matemática que é bom..."

[...]

Ao obrigar as escolas a ensinar sociologia e filosofia a todos os alunos, o Brasil se junta à maioria dos países da América Latina - e se distancia dos mais avançados em sala de aula, que oferecem essas disciplinas apenas como eletivas. Deixá-las de fora da grade fixa é uma decisão que se baseia no que a experiência já provou. Resume o economista C. M. C. (...rs...nego-me a reproduzir determinados nomes!) articulista de VEJA e especialista em educação: "Os países mais desenvolvidos já entenderam há muito tempo que é absolutamente irreal esperar que todos os estudantes de ensino médio alcancem a complexidade mínima dos temas da sociologia ou da filosofia - ainda mais num país em que os alunos acumulam tantas deficiências básicas, como o Brasil".






Construtivismo e Desconstrutivismo - http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Edição 2161 / 21 de abril de 2010
pág. 24

"O construtivismo é uma hipótese teórica atraente e que pode ser útil na sala de aula. Mas, nos seus desdobramentos espúrios, vira uma cruzada religiosa, claramente nefasta ao ensino"

Salto no Escuro - http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Edição2164 / 12 de maio de 2010
pág. 118


"Em um país como o Brasil, onde as carências educacionais são agudas, em especial a má formação dos professores, a existência de um método rigoroso, de uma liturgia de ensino na sala de aula, é quase obrigatória. A origem latina da palavra professor deveria ser um guia para todo o processo de aprendizado. O professor é alguém que professa, proclama, atesta e transmite o conhecimento adquirido por ele em uma arte ou ciência. Nada mais longe da realidade brasileira, em que menos da metade dos professores é formada nas disciplinas que ensina."


Contrapondo essas matérias, cujos conteúdos estão disponíveis no site da revista, alguns educadores e estudiosos exerceram seu direito de resposta enviando cartas à redação da Veja, instituições de ensino e jornais.

http://www.colegioemilie.com.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&PaginaId=95&mNoti_Acao=mostraNoticia&noticiaId=155


Tão bom quanto essas cartas foi a resposta de Rubem Alves à "Bobagens Obrigatórias" publicada em 13/04/2010 no jornal FOLHA DE S. PAULO.

Para ler na íntegra a resposta do meu querido Rubem Alves é só clicar no título: IDEOLOGIA É A NEGAÇÃO DO PENSAMENTO...

Boa leitura crítica!

bjs

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