Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Blog, a pedagogia do tropeço

Uma das vantagens de um blog são os blogs amigos que se pode adicionar na sua página principal, e o que você vai descobrindo que é capaz de aprender com suas interpretações equivocadas. É uma rede social de informações sem spam onde você seleciona apenas os temas do seu interesse. É como TV aos domingos sem Faustão, Silvio Santos, Padre Marcelo, programação evangélica ou infantil. Bem diferente das outras redes sociais virtuais, apesar de que atualmente quase todas essas redes se complementem de alguma maneira. Por isso, é aconselhavel aprender interagir em todas o mais rápido possível, e isso só se aprende participando. É difícil imaginar um bom professor do século XXI distante dessas ferramentas educacionais disponíveis, mesmo que seja apenas para suas pesquisas.
Aqui quando as pessoas que você decidiu colocar na sua lista de blogs amigos fazem novas postagens, isso aparece atualizado no alto dessa lista, dizendo até a hora dessa postagem na sua página principal. É só ir lá, ler o que foi postado, produzir um texto resumido para deixar o registro da informação, da ideia principal e mencionar as fontes. É muito legal ter o registro disso para quando você precisar. E acredite, um dia você vai precisar. Várias vezes busco nos blogs que escrevo assuntos diversos já pesquisados que sei que li em algum lugar, mas eu não lembro onde, e os encontro com as fontes. Isso agiliza um bocado as minhas pesquisas, facilita minha produção de textos, pois considero a postagem feita como um fichamento básico, um resumo a ser corrigido e dissertado com mais afinco. São esses blogueiros amigos que me inspiram, que complementam a minha formação acadêmica mesmo à distância, nos períodos de greve, nas férias, aos fds. Algumas dessas pessoas eu nem conheço pessoalmente, mas de certa forma também orientam meu aprendizado pelo prazer que elas têm em ensinar disponibilizando online o que sabem. Algumas até corrigem meus pensamentos dúbios me fornecendo as informações que necessito quase que em tempo real, e isso é uma troca bem interessante nesses tempos de rápidas atualizações, principalmente quando você se dá conta do quanto as grandes mídias omitem e manipulam as informações de acordo com seus próprios interesses neoliberais.
À medida que você vai acompanhando esses blogueiros, reparando a formatação e o layout que eles utilizam, surge uma curiosidade natural de saber como determinado detalhe foi feito, e são muitos tutoriais disponíveis que te explicam como fazer no seu blog o que você deseja.
Para criar um blog não precisa de curso algum extracurricular ou grandes conhecimentos de informática. É muita busca solitária por informações no GOOGLE, interpretação das leituras de tutoriais encontrados e experimentação pura mesmo, igual a criança que não tem medo de errar e tenta de novo, e de novo. É uma espécie de pedagogia do tropeço, você vai tentando fazer o que pretende até que em determinado momento você consegue se surpreender. Você aprende quando reflete em cima das suas ações.
Embora eu fique tremendamente frustrada com a formatação final dos meus textos postados aqui, porque ainda não descobri como fazer parágrafos nessa bodega de blog!
OMG!!!







3 comentários:

  1. Adorei esse texto, ótima síntese da blogsfera.

    É fácil fazer o parágrafo. Dica 1: tecle enter quando desejar fazê-lo! Dica 2: Digite o texto no Word com os paragráfos, copie e cole no espaço de postagem do blog. Se for necessário ajuste o aliamento, tamanho e cor da fonte.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Fique a vontade se desejar alguma matéria do meu site www.pedagogiaaopedaletra.com,apenas colocar um lnk para direcionar.
    Fiquei feliz em saber que gostou do site.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário.