Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Neoliberalismo e Globalização

“brutaliza os povos, humilha os cidadãos e despoja os jovens” de perspectivas de futuro (Le Monde Diplomatique, setembro 2011).
É preocupante o futuro da educação pública em nosso país há muito tempo, e muita gente sabe. Mas quem se importa ou dá voz as nossas preocupações em revitalizá-la, os especialistas em economia?
"Em Portugal as universidades públicas comercializam serviços educacionais e cobram elevadas propinas (mensalidades) aos estudantes. No Chile, desde a horripilante ditadura de Pinochet não existe sequer uma universidade pública, “todas elas, tanto as públicas como as privadas, cobram altas mensalidades” (Le Monde Diplomatique, set. 2011)."
Alguns de nossos mestres se calam, outros não nos dão voz. Mas isso é irrelevante, pois têm aqueles que nos fazem pensar muito. Depois busco conteúdos que complementem meu aprendizado, escrevo minhas impressões, inclusive com as fontes que me inspiraram embutidas nos hiperlinks. Posso às vezes ter opinião equivocada sim, mas tenho o direito de dizê-la se quiser, assim como qualquer um tem o direito de discordar e me fazer refletir publicamente.
Muitos de nossos políticos apesar do discurso contrário, são simpatizantes ocultos desse novo modelo econômico que se impõe aos nossos anseios democráticos. E somos nós, os fiéis contribuintes, que estamos a mercê desses desmandos que patrocinamos essa farra com dinheiro público, embora sempre ignorem as prioridades da maioria que é quem paga os altíssimos salários desses que defendem apenas seus próprios interesses.
As mídias com suas reportagens tendenciosas abafam as passeatas de classes e as manifestações pacíficas com os escândalos políticos diariamente, e culpam a escola pública e o professor por todas as mazelas sociais e da educação. Falam mal da nossa formação acadêmica, que o ensino superior público está falido e os futuros professores fadados ao fracasso, e assim sutilmente nos impõem o ENADE, a competição, a meritocracia e os piores salários do país.
Grande parte da sociedade acredita nisso como verdade absoluta sem questionar só porque viu na tv. É como acreditar que a culpa pela falência do sistema público de saúde é exclusivamente dos médicos, sem levar em conta os interesses econômicos e políticos que estão por trás do problema.
Alguém já se perguntou por que apesar das falhas do ENEM o SISU ampliou as possibilidades de acesso dos estudantes do sudeste aos cursos mais procurados (Direito, Medicina etc.) nas universidades públicas de outras regiões, já que acham que a educação pública está tão ruim por aqui, estaria melhor no nordeste brasileiro? Ou por que a verba do PROUNI sustenta as faculdades particulares em vez de ampliar o nº de vagas em universidades públicas aos que sempre estudaram em escolas públicas?! Ou ainda, por que as verbas destinada à educação também são destinadas as escolas particulares e pulverizadas em algumas ONGS?
Muita coisa por aqui começa de forma errada e vira lei. Já é assim há muito tempo. Cumpra-se! Assim é a nossa plutocracia democrática, antigamente é que era ditadura.
Enquanto o povão não tiver consciência dos motivos, e ignorar os porquês do caos social e os interesses que ainda mantém a educação pública gratuita de qualidade apenas a uma minoria privilegiada, continuará preferindo não participar dessas questões. E isso é bom para quem?!
Continuem vendo novelas, comerciais e trabalhando feito burros para pagar num sei quantos % de impostos e sustentar suas dívidas com os cartões de crédito povo feliz!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário.