Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"ENTRE ASPAS"

Mônica Vândala

Valeu ver o "pito na Globo em plena Globo". Eu não morro de amores por essa emissora ou pelos EUA. Sabemos que onde quer que haja petróleo os americanos terão o apoio das nossas mídias para "pacificar" os conflitos. No entanto me pergunto:
Será que o povo venezuelano que está nas ruas manifestando a sua indignação está assim tão errado? A "democracia" lá está em pé de igualdade com a daqui?
Teria de ter um bom embasamento político e econômico sobre a Venezuela para ousar debater sobre o que está acontecendo naquele país. Mas enquanto "massa manipulável" não me parece tão diferente do que vivemos em matéria de insatisfação popular, manifestações de rua e repressão. A diferença gritante que pude perceber é que enquanto aqui os alimentos estão com preços $urreais, lá simplesmente estão desaparecendo das prateleiras dos mercados. E a responsabilidade por esse desabastecimento seria de quem? Do racha da oposição e dos vândalos mascarados?! Não creio.
Eu até gostaria de ler mais sobre essa crise venezuelana e tentar compreendê-la apartidariamente. Mas o problema é encontrar um texto imparcial. Sempre fico com a sensação de que a ideologia mascara a realidade alheia com suas frases de efeito de séculos passados. Certa vez ouvi de uma professora uma dolorosa verdade quando comentei que determinada pesquisa era 'tendenciosa':
"A pesquisa foi séria, tendenciosa é a pesquisadora."
O comentário de Marina Costin Fuser, que se diz filha de Igor Fuser, no post dessa imagem também me deixa com pulgas zumbis atrás das orelhas:
"... meu pai é um especialista: se doutorou pela USP em relações internacionais onde obteve a nota máxima, pesquisa a Venezuela há anos e foi convidado pelo governo a observar o último processo eleitoral em que Maduro foi eleito presidente..."
Pois daí novamente questiono:
Se alguém fosse convidado pelo governo venezuelano, pelo brasileiro ou pelo cubano a observar o processo eleitoral de Maduro ou a comentar sobre a crise que o país atravessa, teceria críticas ou elogios ao regime?
Da mesma forma acredito que se alguém fosse convidado pelo governo americano a observar e comentar a crise econômica dos EUA, endossaria todas as ações do Obama. Ou não?
De qualquer maneira vale a pena assistir o debate na íntegra, e entender um pouquinho do que se passa na Venezuela. Tire suas próprias conclusões e ria um pouco da saia justa que a minha xará Monica Waldvogel se meteu.


Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário.